Image by Aaron Burden

Cultivating Emotional Balance

O programa Cultivating Emotional Balance, foi desenvolvido por Paul Ekman – o mais conhecido pesquisador sobre comportamento não-verbal, pioneiro no estudo das expressões faciais e das emoções universais; Alan Wallace – físico, PhD em Filosofia da Ciência e uma extensa formação nas práticas contemplativas budistas; Eve Ekman - pesquisadora com ênfase nos temas empatia, compaixão e burnout, segue atualizando e aprimorando materiais do curso de acordo com pesquisas mais recentes.

Resultado de um encontro do Mind and Life Institute (Instituição líder no campo da ciência contemplativa) em 2000. No final desta reunião, o Dalai Lama solicitou que as ideias importantes levantadas, especificamente como lidar com os obstáculos cotidianos de nossas emoções e cultivar uma maneira saudável de ser, fossem transformadas em um treinamento secular.

A felicidade genuína, não dependente das condições externas, é o resultado do cultivo de quatro equilíbrios: conativo, cognitivo, atencional e afetivo. A formação foca detalhadamente em cada uma dessas inteligências, embasando os aspectos teóricos e oferecendo práticas para que qualquer pessoa seja capaz de desenvolver um caminho de equilíbrio emocional e bem estar

Ética de Convivência

Ética baseia-se em princípios de autorregulação internos que promovem saúde e bem estar, nossa e de outros. Valores que pautam uma forma de viver harmoniosamente em coletividade, entre público e privado.

Com isso, desdobramos princípios de cuidado e pertencimento, compaixão e responsabilidade. Onde práticas colaborativas e dialógicas são indissociáveis: Comunicação Não Violenta, Cultura de Paz, Art of Hosting, mediação de conflitos.